domingo, 6 de janeiro de 2008

Um dia de cada vez.

Praticamente cresci ouvindo isso:
- Devemos viver um dia por vez.
Frase saida da boca de minha vó a qual nunca entendi, pelo menos até agora,quando resolvi tentar.
Coisas da idade!É permitido muito mais!
No inicio foi muito dificil, não pensar no que fazer para o almoço do amanhã;foi dificil não deixar tarefas para o amanhã,mais ainda,dizer a um vizinho que não quero falar com você hoje.
Viver o hoje é planejar só o hoje.
Já imaginaram?Tentem, é um ótimo exercício mental,ficamos mais rápidos para encontrar soluções ou alternativas, nos tornamos mais criativos,há mais adrenalina e mais descanso também.Pensei em sugerir esse exercício num curso ou em palestras para executivos.
O segredo é conseguir pensar no hoje e só no hoje.
Não adianta agir no hoje pensando no amanhã.Assim você perde o jogo!
Demorei mais de cinco dias pra conseguir, mas valeu.

6 comentários:

Anne M. Moor disse...

Esse lance de não pensar no almoço de amanhã, hoje e tudo mais, aprendi com minha mãe! ELA SÒ pensava no amanhã, coisa que me irritava profundamente. Nem tínhamos terminado de almoçar e ela estava pensando, em voz alta, no que iria fazer no outro dia!!! Nunca fui assim, proposidadamente. :-)
Agora viver um dia de cada vez, concordo contigo, pra citar o Flávio é um dos 'nem tanto' da vida, mas é meu lema hoje em dia. Como dizes: coisas da idade... :-) Um bom domingo pra ti!

Flavio Ferrari disse...

É um bom exercício ...
Mas o melhor mesmo é quando conseguimos planejar e, ainda assim, viver intensamente o momento...
O problema é que nós, sonhadores, temos uma baita tendência a fugir do presente no aconchegante futuro ...

Suzana disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Suzana disse...

Flavinho, aqui não falei de intensidade do momento e sim viver o hoje como se o amanhã não existisse.É dificil "pacas" !
Ih! entreguei a idade!

zuleica-poesia disse...

Costumo fazer o exercício do "aqui-agora". Isso me dá paz. Que o seu hoje feliz se prolongue para sempre.-abraço-zuleica

Udi disse...

Adorei essa descrição - que nunca consegui expressar - sobre como nos sentimos quando nos esforçamos para viver o presente: encontar mais facilmente soluções e alternativas que (pour quois pas?) podem até reverberar no futuro.

...e Flavio: às vezes, o futuro nem é tão aconchegante, às vezes, gera ansiedade e angústia e nós nem sabemos se "isso" que sentimos pelo que vai acontecer, vai acontecer.

Perseguição